quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

G.E. dá adeus à 2010 com um ótimo percentual












2°RN/G.E. tem representação em Curso Avançado

1° Palestra

Percurso de Gilwell

Ana Cristina no Percurso de Gilwell

Subcampo da patrulha Cuco

Hasteamento

Chefe Júnior

Apresentação de um módulo

Curso sendo ministrado

Patrulha Cucoe responsáveis pelo curso

Júnior e Vanessa 56RN

Ana Cristina e Júnior

Ana Cristina, Francisco Júnior e Vanessa 56°RN/G.E. de Mossoró aproveitando a festa das nações
Realizado nos dias 10,11 e 12 na Cidade do Assú o Curso Avançado de Insígnia da Madeira contou com a presença de dois membros do 2°RN/G.E.G.L. além de ter contado com uma boa representatividade da cidade de Macau que enviou ao todo 8 chefes escoteiro. O grupo foi representado pela Chefe Ana Cristina e o Chefe do Ramo Escoteiro Francisco Júnior. Lá os chefes aproveitaram bastante o conteúdo abordado estando assim prontos para repassar ao G.E. Parabéns ao 2°RN/G.E.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Algumas fotos do 1° Scout Friendship







Quando conseguir o restante das fotos postarei aqui.

59°RN/G.E. do Ar Olavo Barreto Viana comemora 25 anos

No dia da padroeira da cidade de Macau Nossa Senhora da Conceição é também dia de comemorar 25 anos de um ideal na terra das salinas. Fundado em 08 de Dezembro de 1985 pelo então escoteiro do mar Antônio Amorim Silva (in memorian) o grupo da mais nova modalidade macauense vem durante seu tempo de existencia prestando relevantes serviços a comunidade macauense e mais precisamente à comunidade do Porto de São Pedro (comunidade a qual o grupo pertence). Grupo devoto de Nossa Senhora da Conceição, onde é comemorado no mesmo dia a fundação do grupo e o dia da Imaculada Conceição, mesmo hoje com a falta do seu saudoso fundador o grupo sempre está presente em todas as atividades religiosas. O 2°RN/ G.E. Guy de Larigaudie deseja ao 59°RN muito sucesso em sua nova empreitada e que mais 25 anos possam vir. Sempre Alerta a todos!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mensagem de Final de Ano e comunicado do Presidente da U.E.B. RN


A Diretoria da UEB/RN, transmite desde já a todos os associados e colaboradores, seus votos de um Feliz Natal e Prospero Ano Novo repleto de muitas realizações!

Ao mesmo tempo, comunicamos a todos, que após 04 anos da atual gestão, desenvolvida ininterruptamente com avanços significativos, traduzidos no crescimento de nosso efetivo de 1.300 para cerca de 4.000 até o final de 2010, além da capacitação continuada para adultos, supervisão pedagógica as unidades escoteiras, e ainda, a realização de várias atividades destinadas aos nossos membros juvenis, além da busca constante de implementação de medidas administrativas para dotar nosso Escritório Regional com serviços de qualidade para todos que fazem o escotismo em nosso estado, estarei me licenciando  do cargo de Diretor Presidente, por motivos particulares a partir de janeiro/2011, assumindo o atual viçe-presidente  Ivan Alves do Nascimento, que juntamente com os demais diretores conduzirá os destinos do escotismo potiguar, pelo tempo necessário de nossa licença.

Certos da compreensão de todos, aproveitamos para reiterar nossos sinceros agradecimentos a todos que acreditaram e continuam acreditando em uma gestão democrática, pautada na ética e nos valores,  comprometida sobretudo com o bem estar dos grupos escoteiros, e pelo bem de nossa juventude!

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!
Rumo aos 10.000 escoteiros!

Carlos Roberto Pinto Lopes
Presidente da UEB/RN
Região Escoteira do Rio Grande do Norte

Fonte: Região Escoteira do RN

UEB comemora 86 anos!

UEB comemora 86 anos!

Dia 4 de Novembro é aniversário da União dos Escoteiros do Brasil.
A primeira notícia sobre o Escotismo publicada no Brasil foi no dia 1º de dezembro de 1909, no número 13 da revista Ilustração Brasileira, editada no Rio de Janeiro. A reportagem fora preparada na Inglaterra, pelo Tenente da Marinha de Guerra, Eduardo Henrique Weaver.  À época encontrava-se na Inglaterra um contingente de Oficiais e Praças da Marinha do Brasil que se preparava para guarnecer os novos navios da esquadra brasileira em construção.


No retorno os militares trouxeram consigo uniformes escoteiros ingleses, a maioria embarcada no encouraçado “Minas Gerais”, que chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, reuniram-se todos os interessados pelo escotismo e foi oficialmente fundado o "Centro de Boys Scouts do Brasil".

Em 1914, em São Paulo, foi fundada a ABE – Associação Brasileira de Escoteiros. Seu fortalecimento ajudou a irradiar o Movimento pelo país. Em 1915, o Escotismo já estava presente em quase todos os Estados da Federação.

No início da década de 20 havia considerável número de instituições escoteiras. Naqueles anos o Chefe Benjamim Sodré, conhecido como "Velho Lobo", mantinha uma Seção sobre Escotismo na revista infanto-juvenil “O TICO TICO”. Na edição do dia 23 de janeiro de 1924 publicou um artigo que refletia a conjuntura do Escotismo àquela época, e propunha a criação de uma confederação geral.

Após assistir a um discurso do Padre Leovigildo França, vice-presidente da Associação de Escotismo Católico, sobre o Jamboree Mundial de 1924, renovou o seu apelo, remetendo cartas e fazendo contatos pessoais com os principais responsáveis pelas Instituições Escoteiras do Brasil, convocando-os para se reunirem com o fim de criarem uma Associação Nacional do Escotismo Brasileiro.

Passaram a se reunir seguidamente, incentivados pelo próprio Fundador Robert Baden-Powell, e dado o grande interesse e a boa vontade de todos, a tarefa foi concluída em 4 de novembro de 1924, com a fundação da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – UEB.

A UEB passou a ser, desde então, a única Associação Nacional Escoteira do Brasil reconhecida por Baden-Powell e pela recém criada Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

1° Scout Friendship - RAMO ESCOTEIRO



Todos sabemos que o escotismo é um enorme fraternidade que ao longo dos anos foi expandida por todo o mundo. Então para celebrar esta fraternidade à nível local, a chefia do ramo escoteiro do 2°RN/G.E.G.L. realiza neste domingo (05/12) na Praia de Camapum o 1° Scout Friendship do ramo. Os escoteiros desfrutarão de belas imagens numa bela manhã em nossa praia, além de estarem todos juntos numa ótima confraternização se deliciando com um maravilhosa feijoada. È isso aí venha você também junto com a Tropa Monsenhor Penha participar do 1° Scout Friendship do Ramo Escoteiro

G.E. participa da Festa da Padroeira da cidade



 Fotos do dia 02/12/10

No dia 28 de Novembro teve inico a festa da padroeira da cidade de Macau Nossa Senhora da Conceição. O Gurpo Escoteiro Guy de Larigaudie - 02RN vem participando assiduamente do novenário realizado pela paróquia em virtude dos destes festejos. A noite dedicada ao escotismo (01/12) os G.E.s de Macau de uma forma geral contou com a presença de no mínimo 100 escoteiros e nosso grupo marcou esta presença.